Quarta Parte - A Morte de Artur

 

Sir Lancelot Parte

Depois que foi encerrada a busca pelo Santo Graal, Sir Lancelot voltou para Camelot, o que não foi bom para ele, pois reacendeu a paixão que ele tinha pela rainha Guinever. Um cavaleiro que queria prejudicar a todos, Sir Gawaine, armou para que Artur flagrasse Guinever com Lancelot, e o plano deu certo: Lancelot foi embora, para morar em suas terras na França. O único que não chorou foi Sir Gawaine.

Sir Gawaine se vinga

Insatisfeito porque Sir Lancelot permaneceu vivo, Sir Gawaine conseguiu convencer Artur  a levar suas tropas até a França para lutar contra Lancelot. Quando chegou lá, Artur resolveu que não iria lutar contra Lancelot. Permanecendo apenas Gawaine para lutar, ele desafiou Lancelot para uma batalha. Depois de perder duas vezes, Gawaine voltou para a Inglaterra.

A Última Batalha

Na Inglaterra, depois de um golpe, Sir Mondred se tornou rei e casou-se com a rainha Guinever. Quando Artur ficou sabendo, voltou com suas tropas para a Inglaterra. Mondred, sabendo da volta de Artur, armou uma batalha na cidade de Salisbury. Depois de uma batalha muito cruel, Sir Gawaine morreu após escrever uma carta pedindo desculpas a Lancelot e Artur, muito ferido pediu a um soldado que ele jogasse a Excalibur no rio. Quando o soldado atendeu ao pedido, um barco surgiu do nada e levou Artur. No túmulo onde supostamente foi enterrado está escrito:  Aqui jaz Artur, o rei que foi, rei que será.